quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Folha Online - Cotidiano - Detento recua e nega relação íntima com padre Júlio Lancelotti - 29/11/2007

Folha Online - Cotidiano - Detento recua e nega relação íntima com padre Júlio Lancelotti - 29/11/2007

Caso este desmentido seja confirmado, mas uma vez nos veremos face a face com o erro do julgamento precipitado, tão largamente praticado no nosso país. Basta haver uma suspeita quanto a algum crime, para no minuto seguinte a acusação se tornar pública, através de algum orgão de imprensa.

Que iniqüidade sem tamanho alguém vir a público e levantar calúnias contra o bom nome do próximo. Ter um bom nome é condição indispensável para que sejamos considerados confiáveis. Como uma pessoa que teve seu nome tornado sujo por um maledicente fechará negócios? Quem vai querer ter parceria com alguém cuja vida é acusada de estar associada ao que é de ruim? E no caso de um homem que queira fazer o bem, ser útil à sua geração, quem o seguirá, o ouvirá, investirá nos seus projetos, se esta mesma pessoa não tiver um bom nome?

Maldade maior ainda, é crente dando espaço para este tipo de coisa (pois, é mais grave o pecado praticado contra a luz recebida), e, em muitas ocasiões, pecando contra os seus próprios irmãos que, não têm direito nenhum de defesa. Primeiro, porque veículos de comunicação tais como jornal, televisão e internet, não são o foro adequado para este tipo de discussão. A igreja de Cristo não resolve seus problemas deste modo. Tudo se dá no âmbito da igreja local. Segundo, porque uma vez que a notícia tenha se espalhado, milhares já terão crido, devido a tendência humana de acreditar na calúnia ("se há fumaça há fogo", é o que se costuma dizer). Por isto, o apóstolo Paulo diz que "não se deve aceitar denúncia contra presbítero, senão sob o depoimento de duas ou três testemunhas" (I Tm 5: 19). Por que esta precaução? Por que se o inferno não levar um ministro do evangelho à queda, tratará de manchar sua reputação com mentira. Daí, esta salvaguarda. Quem age diferente peca! Será julgado por todo bem que pessoas deixaram de receber por meio deste ministro que, caiu em descrédito, por causa de calúnia.

"Mas vale o bom nome do que as muitas riquezas..." Pv 22:1

"As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre". Pv 26:22

Ou seja, o ser humano tem prazer na maledicência. Ela o ajuda a conviver melhor com sua mediocridade. Meu irmão, leia isto cem vezes antes de passar adiante informação que atinge a honra de gente inocente, especialmente pela internet.

Nenhum comentário: