sábado, 17 de novembro de 2007

Começa o trabalho de resgate de sobreviventes do ciclone em Bangladesh. Número de mortos chega ... - O Globo Online

Começa o trabalho de resgate de sobreviventes do ciclone em Bangladesh. Número de mortos chega ... - O Globo Online

Lamentavelmente, a humanidade se vê perplexa diante de mais uma tragédia natural, que de uma só vez, ceifa milhares de vidas.

Tudo isto mostra o caráter transitório da existência humana e a necessidade de nos voltarmos para o único que pode dar sentido à nossa existência - o Deus que se revelou através de Cristo.

C. S. Lewis costumava dizer: "Deus fala na nossa consciência, sussura nos nossos prazeres e grita na nossa tribulação. A tribulação é o megafone de Deus para um mundo surdo".

Só não me venha dizer que Deus foi pego de surpresa, que ele não sabia o que estava para acontecer e que ele sente-se tão desolado quanto o que não crê. Crer num Deus assim, é acreditar não em um Deus, mas num super-anjo, irresponsável, obviamente, pois será que ele não podia de antemão saber o que poderia acontecer num mundo sujeito tão somente às leis de causa e efeito, sem a mínima possibilidade de controle soberano por parte do seu criador?

Prefiro ficar com C.S. Lewis. Deus está falando. Falando para uma raça que está destruindo seu planeta, devorando seu semelhante e insultando os céus com sua obstinação.

Não é hora para uma igreja que encontra-se em crise existencial tanto quanto a sociedade não cristã. Neste cenário de angústia entre as nações, o mundo carece de uma igreja que se levanta para dizer: "Mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis". Você já leu isto em algum lugar?

Stewart Copeland revela que ele e Sting quebram o pau nos shows do Police - O Globo Online

Stewart Copeland revela que ele e Sting quebram o pau nos shows do Police - O Globo Online

Eu tenho que reconhecer que esta é uma das bandas de rock de que mais gosto. Já escrevi muito ouvindo o The Police e o Sting na sua carreira solo.

Qual a base bíblica para um cristão ouvir música não cristã? A teologia calvinista é a que mais pode nos ajudar a resolver esta questão que aflige a tantos cristãos. Os reformados crêem no conceito bíblico de graça comum. Esta expressão do amor de Deus, trata-se de uma obra divina na vida humana que visa preservá-la do mal e enriquecê-la, apesar de não exercer papel salvífico definitivo. É por isto que encontramos na Bíblia os filhos de Caim criando a metalurgia, os instrumentos musicais de sopro e a pecuária. Esta é a razão pela qual Deus chama Ciro de "meu servo", prepara o mundo antigo para a recepção do evangelho através da pax romana e leva o apóstolo Paulo a usar citações de autores não cristãos nos seus textos inspirados.

O homem não cristão continua carregando em seu ser a imagem e semelhança de Deus. Por isto é capaz de amar o belo, legislar com prudência e fazer obras de arte que nos encantam.

Nossa vida ficaria muito empobrecida caso só ouvíssemos música cristã, só comprássemos quadros de artistas plásticos cristãos ou lêssemos tão somente obras literárias de escritores cristãos. A nós nos cabe reter o que é bom, despojar os egípcios e receber com ações de graças o que expressa a bondade de Deus, apesar da graça divina haver usado como meio para tal, quem não ama Aquele que é a fonte de todo bem, beleza e verdade.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Petróleo mostra que 'Deus pode mesmo ser brasileiro' - O Globo Online

Petróleo mostra que 'Deus pode mesmo ser brasileiro' - O Globo Online

Deus tem revelado um grande amor pelo Brasil. Observe o fato que, a colonização espanhola, não conseguiu dar aos países das américas que dominou, aquela unidade que nós desfrutamos no nosso país. Fazemos parte de uma república federativa e não de uma das nações de língua portuguesa da América do Sul. Deste milagre, surgiu um país riquíssimo em termos de recursos naturais e de dimensão continental.

A nós só nos cabe, usar destas bênçãos gloriosas, reconhecidas pelo grande jornal inglês, para transformarmos este país em luz para os povos. Que haja um avivamento cristão reformado no Brasil, que nos possibilite sermos salvos da escravidão cultural em que nos encontramos.

As igrejas inglesas, holandesas, alemães, americanas, entre outras do passado, deram sua colaboração para seus países, e, conseqüentemente, abençoaram o mundo mediante a divulgação dos seus valores sociais, conquistas tecnológicas, e, acima de tudo, a pregação do evangelho.

Que vivamos à altura de tão grandes privilégios. Que não deixemos passar a nossa oportunidade. Que busquemos reforma e avivamento.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Depressão na pré-menopausa pode ser tratada com combinação de antidepressivos, reposição ... - O Globo Online

Depressão na pré-menopausa pode ser tratada com combinação de antidepressivos, reposição ... - O Globo Online

Nada é mais importante para a solução dos nossos problemas pessoais do que o conhecimento da natureza do conflito que estamos enfrentando. Ele é de natureza psicológica, fisiológica ou espiritual? Tratar o espiritual como psicológico, o fisiológico como espiritual, e assim por diante, significa errar no tratamento a ser dado.

Esta reportagem fala sobre mulheres que enfrentam problemas de depressão que deve sua origem a modificações hormonais. Elas não estão precisando decorar o Salmo 23, carecem de médico e remédio.

Há pessoas, por exemplo, que procuram na terapia aquilo que só é obtido mediante arrependimento e fé. Gente que desconhece a depressão de natureza espiritual. Elas não estão precisando de terapia e calmante, mas endireitar-se na presença do seu Criador.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Le Figaro - Politique : 57% des Français veulent que le gouvernement tienne bon

Le Figaro - Politique : 57% des Français veulent que le gouvernement tienne bon

61% des Français ne se disent « pas solidaires avec les grévistes car ils défendent leurs propres intérêts », selon un sondage Ifop pour Le Figaro Magazine, tandis que 38% sont « solidaires avec les grévistes car ils défendent les intérêts de tous les salariés ». Si les employés du secteur public sont un peu plus favorables aux grèves (44%) que ceux du secteur privé (39%), ce soutien reste minoritaire dans les deux cas.

O texto do Le Figaro diz que 61% dos franceses não são solidários aos grevistas pelo fato de julgarem que estes estão vendo apenas os seus próprios interesses. Não gostaria de entrar no mérito da questão. Sarkozy está correto ao mexer nos direitos trabalhistas franceses? Confesso, que fiquei muito impressionado com o atual presidente francês, ao ouvir no ano passado suas declarações na campanha para a presidência.

O ponto que gostaria de destacar, contudo, é outro. O fato de que não se toca nos direitos do povo francês facilmente. Eles podem até estar errados no que estão reivindicando, mas deixam um exemplo para todos nós brasileiros, tão acostumados a se deixar explorar sem fazer resistência. Isto não é espírito pacífico. É falta de consciência cidadã.

Chávez: "Las empresas españolas van a empezar a rendir más cuentas y voy a meterles el ojo" · ELPAÍS.com

Chávez: "Las empresas españolas van a empezar a rendir más cuentas y voy a meterles el ojo" · ELPAÍS.com

Continua repercutindo na Europa, em especial, na Espanha, o pito que o rei Juan Carlos deu no presidente da Venezuela, Hugo Chavez. Agora, os desdobramentos. A reportagem do principal jornal espanhol fala da resposta que o presidente venezuelano prentende dar para o acontecido - tornar mais difícil a vida das empresas espanholas na Venezuela.

Que responsabilidade a do líder. A Bíblia diz: "A quem muito foi dado muito lhe será cobrado". Veja que um incidente que envolve dois homens, pode botar em risco a relação de duas nações. O rei Salomão já dizia que "melhor é quem governa o seu espírito do que o que toma uma cidade".

Chavez errou, mas um rei carece de mais domínio próprio do que o que foi demonstrado pelo monarca espanhol. Havia inúmeras formas de o rei da Espanha silenciar a insensatez do presidente da Venezuela. Formas mais polidas.

Não morro de simpatias pelo Hugo Chavez. E também não julgo que vale a pena trazer à memória os erros do passado. Mas, não pude deixar de pensar na época em que os reis ibéricos mandavam um latino calar, e este tinha que se calar. Tempos em que indiozinhos da América Latina eram lançados para o alto e aparados na ponta da lança por colonizadores espanhóis. Os tempos são outros, e devemos sempre mostrar que mudamos.

Clubes europeus aprovam medidas contra a violência - O Globo Online

Clubes europeus aprovam medidas contra a violência - O Globo Online

A violência nos estádios europeus, aponta para o fato óbvio que não é privilégio de países pobres o se comportar de modo não civilizado. A Bíblia diz que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Esta é a razão pela qual não há sociedade que subsista sem leis, da mesma forma que não há sociedade que por melhor que seja seu sistema de ensino que, não careça da pregação do evangelho. O evangelho é o poder de Deus, capaz de dar ao homem aquela espontaneidade no cumprimento da lei, conhecida apenas pelos que tiveram o coração tangido pela graça de Cristo.

Copa do mundo: Brasil já pensa em como equipar cidades candidatas - O Globo Online

Copa do mundo: Brasil já pensa em como equipar cidades candidatas - O Globo Online

Ver uma nação com presídios que não oferecem condição digna de vida para os que estão presos, escolas caindo aos pedaços, professores mal pagos, policiais pessimamente remunerados, estradas esburacadas, entre tantos outros absurdos mais, mobilizada na pessoa dos seus governantes para realizar uma copa do mundo de futebol, significa testemunhar uma inversão de valores injustificada.