sábado, 8 de dezembro de 2007

Morre menino atingido por bala perdida no Leblon - O Globo Online

Morre menino atingido por bala perdida no Leblon - O Globo Online

Morreu o Hugo, de 12 anos, que gostava de futebol e torcia para o Botafogo. Mortes desta natureza já poderiam ter chegado ao fim se estivéssemos nas ruas protestando. Tenho falado sobre isto desde o início do ano.

Segunda-feira próxima estarei de volta à Praia de Copacabana, às 19h, no ato público, 1 Hora pela Vida. Domingo, dia 15, estaremos a manhã inteira na mesma Praia clamando pelo término da violência.

"Antes corra o juízo como as águas, e a justiça como ribeiro perene" (Am 5:24).

Que Deus console neste natal esta família. Que Deus nos perturbe neste natal por causa do nosso silêncio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Gay é espancado ao sair de boate em Niterói - O Globo Online


Gay é espancado ao sair de boate em Niterói - O Globo Online

Penso que qualquer cristão deveria ficar indignado com o que retrata esta reportagem. Creio, que podemos dizer que do ponto de vista da Sagrada Escritura o homossexualismo não corresponde ao ideal de Deus para a vida de um homem e de uma mulher. Mas, justificar este tipo de reação, ou ficarmos calados porque quem apanhou foi um homossexual, é agir de modo contrário ao que nos é ensinado pela Palavra de Deus. O Senhor Jesus, deliberadamente, não identifica na parábola do bom samaritano o homem que foi socorrido. Ele poderia ser um santo ou um pecador. Não importa, era um ser humano. Se é ser humano, deve ser socorrido por nós, tratado com dignidade e ter seus direitos de cidadão respeitados.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Megaoperação leva centenas de policiais a favelas da Penha - O Globo Online


Megaoperação leva centenas de policiais a favelas da Penha - O Globo Online

É crescente em meu coração o sentimento de pena pela minha cidade. Quantas mortes! Por que estas operações? Sinto compaixão pelas crianças assustadas com os tiros que são dados nos morros e comunidades pobres, pelos que tombam ao tentarem resistir à ação policial e pelos policiais que são enviados para um tipo de operação que não tem resultado em nada. As estatísticas deste ano são praticamente idênticas às do ano passado. E tem sido assim há vinte anos. Por que matar, se é possível prender? Por que invadir, se não há a intenção de ocupar? Por que usar a força, quando se pode usar a inteligência?

Todos são vítimas e todos são algozes nesta desgraça. Policiais que se deixam corromper, policiais que morrem em serviço. Traficantes que cometem barbaridades que nenhuma miséria é capaz de justificar, e que não conseguem passar dos 25 anos. Uma classe média assustada com a criminalidade, mas que permanece calada recusando-se a protestar. Um poder público que herdou um quadro de horror no campo da segurança pública, mas que não admite que o Rio de Janeiro carece da presença do governo federal e das forças armadas.

Nesta noite, mais famílias vão chorar seus mortos.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Fontes afirmam que Chávez aprovou reforma na Constituição - O Globo Online

Fontes afirmam que Chávez aprovou reforma na Constituição - O Globo Online

Caso se confirme a vitória de Chávez, seremos levados a concordar com Winston Churchill, quando este disse que a democracia é a pior forma de governo com a excessão de todas as outras.

Num mundo caído como o nosso, somos forçados a fazer escolhas que representam a opção pelo menos ruim. A democracia é o sistema de governo menos ruim. Na Venezuela dos dias de hoje, a democracia está representando o apoio à medidas que concedem poder desmedido a um filho de Adão. Filhos de Adão não podem ter muito poder. Eles se corrompem facilmente.

Mas, o que dizer de uma democracia sem consciência cidadã, conhecimento de história geral e presa pelo estômago? Dá nisso aí, uma multidão apoiando o erro.

PS. Amanheceu e os jornais estão relatando a vitória da oposição na Venezuela. Vitória apertada. Creio que foi bom para a Venezuela, bom para a democracia e bom para a América Latina. Parabéns aos estudantes venezuelanos que foram decisivos para a vitória do "não'. Espero que os estudantes brasileiros atentem para os graves problemas que estamos enfrentando no campo dos direitos humanos no Brasil. Tenho sentido a falta deles na luta contra o problema da violência.

Estadao.com.br :: Tecnologia :: Lula anuncia incentivo de R$ 1 bi para baratear conversor

Estadao.com.br :: Tecnologia :: Lula anuncia incentivo de R$ 1 bi para baratear conversor

Hoje foi anunciada com entusiasmo a chegada da TV digital. Que maravilha. Melhor qualidade de imagem, mais interação com o espectador e democratização da mídia televisiva. Nós mesmos do Palavra Plena acabamos de comprar duas câmeras digitais, que vão gravar todos as pregações da Igreja Presbiteriana da Barra e produzir inúmeros programas para televisão e internet. Na verdade estamos caminhando para a criação de uma WEB TV.

Tenho uma preocupação. Estão dizendo que com a chegada da TV digital vamos poder ver televisão na praça, no carro, na rua etc. Penso no quanto ficaremos afastados uns dos outros, imersos na televisão, e, não apenas isto, o quanto nos manteremos distantes dos livros. A televisão nunca substituirá a leitura de um livro. A reflexão sólida, demanda tempo para pensar. O exercício de se dirigir para um lugar calmo, sentar, ler e parar a leitura para pensar, é insubstituível, e jamais me deparei com um programa de televisão que disponibilizasse este tipo de coisa.

Cuidado, para que a televisão não o mantenha distante dos amigos e dos livros.

JB Online :: TR- Menino é baleado na cabeça no Leblon - 02/12/2007

JB Online :: TR- Menino é baleado na cabeça no Leblon - 02/12/2007

Mais uma tragédia. Só que desta vez num bairro de classe média. Espero que a classe média do Rio de Janeiro, não espere sofrer na carne para entender que, não pode conviver com a barbárie sem protestar. Hoje, a maior parte dos que morrem e são feridos pelo crime, encontra-se entre as populações pobres e de pele negra da cidade. Será que é por isto que estamos tão calados?

Continuo certo do fato de que os que serão mais cobrados por Deus pela violência, além dos que a praticam efetivamente e dos que investidos da autoridade do Estado não cumprem sua função de mantenedores da ordem e defensores da vida, ou que até mesmo estão diretamente envolvidos com o crime, são os membros da classe média e os membros das igrejas evangélicas, em especial os pastores, que deveriam nestes dias de morte estar unidos na luta contra o problema social mais grave dos nossos dias.