domingo, 2 de dezembro de 2007

Fontes afirmam que Chávez aprovou reforma na Constituição - O Globo Online

Fontes afirmam que Chávez aprovou reforma na Constituição - O Globo Online

Caso se confirme a vitória de Chávez, seremos levados a concordar com Winston Churchill, quando este disse que a democracia é a pior forma de governo com a excessão de todas as outras.

Num mundo caído como o nosso, somos forçados a fazer escolhas que representam a opção pelo menos ruim. A democracia é o sistema de governo menos ruim. Na Venezuela dos dias de hoje, a democracia está representando o apoio à medidas que concedem poder desmedido a um filho de Adão. Filhos de Adão não podem ter muito poder. Eles se corrompem facilmente.

Mas, o que dizer de uma democracia sem consciência cidadã, conhecimento de história geral e presa pelo estômago? Dá nisso aí, uma multidão apoiando o erro.

PS. Amanheceu e os jornais estão relatando a vitória da oposição na Venezuela. Vitória apertada. Creio que foi bom para a Venezuela, bom para a democracia e bom para a América Latina. Parabéns aos estudantes venezuelanos que foram decisivos para a vitória do "não'. Espero que os estudantes brasileiros atentem para os graves problemas que estamos enfrentando no campo dos direitos humanos no Brasil. Tenho sentido a falta deles na luta contra o problema da violência.

Nenhum comentário: