quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Polícia prende jovens de classe média suspeitos de tráfico de ecstasy - O Globo Online


Polícia prende jovens de classe média suspeitos de tráfico de ecstasy - O Globo Online




COMENTÁRIO:

Esta é uma prova real de que a prática do crime não se restringe às comunidades pobres do Rio de Janeiro. Mais importante do que esta constatação, é o seguinte fato: muito embora o acesso à educação seja imprescindível, nada substitui a família, os valores que sejam tidos como absolutos, e, acima de tudo, a libertação do poder do pecado que só o evangelho de Cristo opera.

Estamos colhendo os resultados do colapso da experiência familiar, do discurso hedonista de pensadores e psicólogos modernos (hoje os terapeutas substituíram os pastores, mesmo em áreas nas quais o que é necessário é um mínimo de bom senso) e da recusa de se estabelecer limites para crianças, que um dia vão ter comportamento de reizinhos (obviamente, querendo ter sua realeza reconhecida, num mundo que não vai reconhecer pretensa superioridade).

Muitos destes rapazes, têm ouvido em sala de aula de cursos de ensino médio e universitário, que tudo é relativo. Professores de mentalidade pós-moderna que, removem tudo, e não deixam nada no lugar.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Folha Online - Mundo - Morre atirador que matou oito em escola na Finlândia - 07/11/2007


Folha Online - Mundo - Morre atirador que matou oito em escola na Finlândia - 07/11/2007







COMENTÁRIO:
Lamentavelmente, mais uma tragédia em que várias pessoas são mortas de forma cruel por meio de arma de fogo. Um dado importante é que o crime ocorreu na pacata Finlândia, e não nos Estados Unidos, país que tem sido marcado por esta espécie de mal. Trata-se de um fenômeno que pode se alastrar, nestes dias de relativismo moral, auto-estima baixa, falta de temor de Deus e facilidade na aquisição de armas de fogo. Fora, esta escalada de psicopatias.

"O homem é o lobo do homem" é o que Hobbes costumava dizer. Como amar ser que se mostra em muitas ocasiões tão mesquinho? Amar não é gostar. Devemos tratar a todos com benevolência, mas não somos obrigados a sentir complacência em todos os nossos relacionamentos, pelos simples fato de existirem pessoas que vivem uma vida detestável.

Duas aplicações práticas: como cidadãos devemos pedir para que o Estado através da sua polícia atue na prevenção e repressão ao crime. Que o nosso legislativo, estabeleça leis que inflijam temor. Que nosso judiciário aplique estas mesmas leis de modo justo. Mas, jamais percamos de vista o fato de que, aqueles pelos quais o Estado não tem outra coisa a fazer senão botar atrás das grades (o que pode ser feito de modo que a dignidade humana seja respeitada), a igreja pode alcançá-los mediante a pregação do evangelho.

Bom, mas o que fazer quando a pessoa encara a morte com desdém? Mata a sangue frio?Toda sociedade tem este percentual de doentes sociais. Há muito o que falar sobre isto. Fica para outra ocasião.

Permita-me dar uma palavra final. Pode parecer escapismo da minha parte, a velha e surrada resposta evangélica, mas orar continua sendo a única forma de mantermos a paz num mundo tão conturbado.

O Globo Online :: Blogs - Marcia Triunfol - Um defeito de gene?


O Globo Online :: Blogs - Marcia Triunfol - Um defeito de gene?

COMENTÁRIO:
É interessante observar o fato de que muita gente não consegue perceber as conseqüências das suas idéias. Esta matéria está ensinado o determinismo genético. Afirma que algumas pessoas são generosas em razão de fatores predisponentes de ordem genética. Se as coisas são assim, todo o conceito de liberdade, auto-determinação e comportamento responsável, vai para o espaço. Isto elimina a responsabilidade do homem, e faz com que os momentos em que sua humanidade melhor se manifesta (amor, senso de justiça, experiência estética), transformem-se numa ilusão.

A Bíblia nega a liberdade do homem para fazer o bem sem o concurso da graça, mas não nega o fato de que o homem faz o que quer fazer. Aos olhos de Deus, o comportamento humano é racional e responsável.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cabral diz que seu governo defende direitos humanos ao combater o crime - O Globo Online


Cabral diz que seu governo defende direitos humanos ao combater o crime - O Globo Online




COMENTÁRIO:

Criou-se uma dicotomia na cabeça de muitos de que ser favorável à defesa incondicional dos direitos humanos, signifique aversão à repressão. Calvino já dizia que o Estado não subsiste sem o poder da espada. Sempre teremos que lidar com seres humanos que só conhecem a linguagem da coerção. Romanos 13: 2: "De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação".

O problema está no combate ao crime sem que a lei seja cumprida, a santidade da vida respeitada e o bom senso usado. Por exemplo, o erro está em matar quando se poderia prender, reprimir quando se deveria prevenir, usar a força quando se poderia usar a inteligência, invadir e sair quando se deveria entrar e ocupar. A política de segurança da bala tem se mostrado ineficaz no nosso Estado. Não porque a repressão não seja necessária, mas pelos motivos expostos acima, somados aos problemas da falta de acesso a educação e a desigualdade social.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sarkozy à la rencontre des pêcheurs en colère (Sarkozy ao encontro de pescadores irados)


Les pêcheurs ont bloqué la raffinerie de Donges jusqu'en début de soirée. Frank Perry / AFP Les professionnels protestent contre la hausse des prix du gazole. Tanneau/AFP Les pêcheurs ont bloqué la raffinerie de Donges jusqu'en début de soirée. Frank Perry / AFP. Les professionnels protestent contre la hausse des prix du gazole.

COMENTÁRIO:

Esta matéria extraída do jornal francês Le Figaro, trata da ira de pescadores franceses em razão do aumento do preço da gasolina. Muitos franceses reclamam do excesso de direito dos trabalhadores de seu país, coisa que o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, está determinado a enfrentar. Na verdade, promessa de campanha.Parece que na França as conquistas sociais de seus cidadãos estão onerando por demais as contas do governo e gerando trabalhadores acomodados.

Aqui no Brasil, percebe-se a lentidão por parte da população em reivindicar seus direitos civis e sociais. Estamos num extremo oposto. Não temos o que por lei deveríamos ter, e mesmo assim não protestamos. Penso que não há base bíblica para meter fogo em pneu, conturbar a vida dos demais cidadãos, como estes pescadores franceses fizeram. Mas, bem que poderíamos ser mais ativos e organizados na reivindicação dos nossos direitos. Pela nossa legislação, isto não poderia nem de longe ser chamado de "insubmissão às autoridades" (pecado temido por alguns evangélicos que, acaba levando a convivência com as estruturas do mal), pois a lei brasileira prescreve este tipo de liberdade cívica.

UM BLOG CRISTÃO DE NOTÍCIAS

Na ocasião em que me converti ao cristianismo (outubro,1982), meu desejo era o de entrar para o jornalismo. Naquela época, havia uma grande influência sobre a minha vida, por parte do meu tio João Alves, jornalista do Jornal do Brasil, que costumava me levar na redação do jornal, nas belíssimas instalações da Avenida Brasil.

Veio a conversão, e, com ela, a descoberta de um mundo novo. O que resultou num completo fascínio pelo cristianismo, acompanhado de uma compulsão para pregar. Para mim, ficara tão evidente que o real problema do homem é o distanciamento do seu Criador - que sem Deus o homem está perdido metafisicamente, pois não há nada no universo que lhe ofereça sentido para viver, que decidi consagrar minha vida à pregação do evangelho. Daí, entrei no seminário e passei a me dedicar a proclamação da fé cristã. O que faço ininterruptamente há 25 anos com prazer crescente e profundo senso de privilégio.

Com este blog, procuro satisfazer estes dos prazeres: estar em contato com as notícias do Brasil e do mundo e ensinar teologia, ou, revelar a relevância da rainha das ciências (o saber mais sublime é o que trata do tema mais importante) para este início de século XXI, através das respostas do cristianismo bíblico às questões levantadas pelo noticiário.

É isto o que pretendo realizar: fazer uma análise das notícias dos principais jornais do mundo (El Pais, Le Figaro, The New York Times, The Washington Post, O Globo, Folha) a partir de uma perspectiva bíblica. Com isto, espero que possamos fazer uma leitura dos acontecimentos mais importantes à luz das Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, e, ao mesmo tempo, aprendermos teologia.