segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sarkozy à la rencontre des pêcheurs en colère (Sarkozy ao encontro de pescadores irados)


Les pêcheurs ont bloqué la raffinerie de Donges jusqu'en début de soirée. Frank Perry / AFP Les professionnels protestent contre la hausse des prix du gazole. Tanneau/AFP Les pêcheurs ont bloqué la raffinerie de Donges jusqu'en début de soirée. Frank Perry / AFP. Les professionnels protestent contre la hausse des prix du gazole.

COMENTÁRIO:

Esta matéria extraída do jornal francês Le Figaro, trata da ira de pescadores franceses em razão do aumento do preço da gasolina. Muitos franceses reclamam do excesso de direito dos trabalhadores de seu país, coisa que o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, está determinado a enfrentar. Na verdade, promessa de campanha.Parece que na França as conquistas sociais de seus cidadãos estão onerando por demais as contas do governo e gerando trabalhadores acomodados.

Aqui no Brasil, percebe-se a lentidão por parte da população em reivindicar seus direitos civis e sociais. Estamos num extremo oposto. Não temos o que por lei deveríamos ter, e mesmo assim não protestamos. Penso que não há base bíblica para meter fogo em pneu, conturbar a vida dos demais cidadãos, como estes pescadores franceses fizeram. Mas, bem que poderíamos ser mais ativos e organizados na reivindicação dos nossos direitos. Pela nossa legislação, isto não poderia nem de longe ser chamado de "insubmissão às autoridades" (pecado temido por alguns evangélicos que, acaba levando a convivência com as estruturas do mal), pois a lei brasileira prescreve este tipo de liberdade cívica.

Nenhum comentário: