quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Folha Online - Mundo - Morre atirador que matou oito em escola na Finlândia - 07/11/2007


Folha Online - Mundo - Morre atirador que matou oito em escola na Finlândia - 07/11/2007







COMENTÁRIO:
Lamentavelmente, mais uma tragédia em que várias pessoas são mortas de forma cruel por meio de arma de fogo. Um dado importante é que o crime ocorreu na pacata Finlândia, e não nos Estados Unidos, país que tem sido marcado por esta espécie de mal. Trata-se de um fenômeno que pode se alastrar, nestes dias de relativismo moral, auto-estima baixa, falta de temor de Deus e facilidade na aquisição de armas de fogo. Fora, esta escalada de psicopatias.

"O homem é o lobo do homem" é o que Hobbes costumava dizer. Como amar ser que se mostra em muitas ocasiões tão mesquinho? Amar não é gostar. Devemos tratar a todos com benevolência, mas não somos obrigados a sentir complacência em todos os nossos relacionamentos, pelos simples fato de existirem pessoas que vivem uma vida detestável.

Duas aplicações práticas: como cidadãos devemos pedir para que o Estado através da sua polícia atue na prevenção e repressão ao crime. Que o nosso legislativo, estabeleça leis que inflijam temor. Que nosso judiciário aplique estas mesmas leis de modo justo. Mas, jamais percamos de vista o fato de que, aqueles pelos quais o Estado não tem outra coisa a fazer senão botar atrás das grades (o que pode ser feito de modo que a dignidade humana seja respeitada), a igreja pode alcançá-los mediante a pregação do evangelho.

Bom, mas o que fazer quando a pessoa encara a morte com desdém? Mata a sangue frio?Toda sociedade tem este percentual de doentes sociais. Há muito o que falar sobre isto. Fica para outra ocasião.

Permita-me dar uma palavra final. Pode parecer escapismo da minha parte, a velha e surrada resposta evangélica, mas orar continua sendo a única forma de mantermos a paz num mundo tão conturbado.

Nenhum comentário: